segunda-feira, 18 de abril de 2011

Baixada Santista e seus Empreendedores Individuais

Vendedores de roupa e cabeleireiros lideram formalizações na região; números evidenciam impactos positivos desta nova figura jurídica. 

Um levantamento do escritório regional do Sebrae-SP na Baixada Santista sobre os Empreendedores Individuais (EIs),  feito com base nos dados da Receita Federal, mostra que a região alcançou a marca de 10 mil formalizações no início do mês de abril. Guarujá é a cidade que mais tem EIs. São 2.154 pessoas que decidiram sair da informalidade para conquistar vôos mais altos.
Um dos dados da pesquisa nacional mostra que 6.289 EIs já ultrapassaram o teto de R$ 36 mil por ano e migraram para a condição de microempresa, com faturamento de até R$ 240 mil. Outro dado: dos 526.234 empreendedores individuais que entregaram a declaração de receita até 15 de março deste ano,19.570 contrataram empregados, ou seja, geraram 19.570 empregos com carteira assinada - cada empreendedor individual pode ter um empregado.
A mostra é uma radiografia desse público e evidencia impactos positivos do EI. O número de EIs no país chegou à marca de 1 milhão, como informou a presidente Dilma Rousseff em solenidade realizada, na semana passada, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.
Os números mostram que o EI foi bem recebido pelos empreendedores da região, que cada vez mais estão em busca de melhorias para seus negócios. De acordo com o gerente do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi, "a formalização beneficia o Empreendedor Individual que, além de ter o direito de emitir nota fiscal, ganha a proteção da Previdência Social. Passa a ter os direitos do trabalhador, como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença."
"Mas é preciso ir além do primeiro passo, o de sair da informalidade: é preciso se capacitar, se informar sempre para realizar uma boa gestão. E o Sebrae-SP está à disposição para ajudar os empreendedores neste segundo passo, o de fazer a empresa ser sustentável e gerar lucros", ressalta o gerente.
O Sebrae-SP realiza em abril e maio palestras e oficinas que podem esclarecer sobre como se tornar EI e como abrir uma empresa. Local: Escritório Regional da Baixada Santista – Av. Ana Costa, n° 416/418, Gonzaga, Santos SP - A entrada é gratuita. Confira dois destes eventos:
19/04, das 14h às 16h – Empreendedor Individual
20/04, das 15h às 17h – Planejando a abertura da sua empresa
 
Confira os números de Eis cadastrados por cidade na região:
Santos - 1.916
Bertioga - 309
Cubatão - 333
Guarujá - 2.154
Itanhaém - 805
Mongaguá - 360
Peruíbe - 649
Praia Grande - 1.879
São Vicente - 1.782
Total - 10.187
Érika Freire
Andreoli MS&L a serviço do Sebrae-SP
Fonte: http://www.sebraesp.com.br/PortalSebraeSP/Noticias/SalaDeImprensa/Releases/Multisetorial/Paginas/baixada_santista_soma_10_mil_empreendedores_individuais.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja membro do blog http://consultormei.blogspot.com.br/ e tire suas dúvidas aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.