segunda-feira, 18 de abril de 2011

Empreendedor Individual?

O que é?
A figura do microempreendedor individual foi criada pelo governo para que os trabalhadores se formalizem. É destinado a pessoas que atuam, por exemplo, como doceiros, borracheiros, camelôs, manicures, cabeleireiros e eletricistas, entre outros.
O processo de adesão é gratuito e feito pela internet. No portal do empreendedor, o empresário individual obterá, no ato da formalização, o seu CNPJ, seu cadastro na Junta Comercial e sua inscrição no INSS. Mensalmente, o microempreendedor pagará cerca de R$ 60, sendo a maior parte destinada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para se enquadrar na lei, além do faturamento anual máximo de R$ 36 mil, é preciso ser optante do Simples Nacional, exercer atividades tipificadas de empreendedor individual e não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa.
Benefícios
Ao aderir ao programa, estes trabalhadores poderão contar com a chamada "rede de proteção social", pois sua família poderá contar com pensão por morte e auxílio-reclusão. Ao se formalizar, a trabalhadora passa a ter direito a salário-maternidade. Os empreendedores também têm direito à aposentadoria por idade, à aposentadoria por invalidez e ao auxílio-doença.
Com a formalização, o governo lembra que o microempreendedor poderá participar de licitações públicas e terá condições de obter crédito junto aos bancos, principalmente os públicos, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O Sebrae, por sua vez, oferecerá cursos e planejamentos de negócios com vistas a capacitar os empreendedores.
Aqui você sempre tera atualização das melhorias aprovada sobre o Micro Emprendedor Individual ( MEI ).

2 comentários:

  1. olá gostaria de saber é obrigatorio ter nota do que eu comprei para revender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, não é obrigado, porem a nota fiscal é uma garantia sua e comprova o origem de seu estoque.
      Gostou do Blog quer que esse trabalho continue? Faça sua doação no blog e compartilhe você também no facebook ou em outras redes sociais. Sua participação é importante para todos.

      Att

      Marcos Pereira
      Apoio ao Empreendedor
      http://consultormei.blogspot.com.br

      Excluir

Seja membro do blog http://consultormei.blogspot.com.br/ e tire suas dúvidas aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.