terça-feira, 26 de abril de 2011

Presidenta Dilma quer linha de crédito para empreendedor e tirar trabalhadores do mercado informal

A presidente Dilma Rousseff afirmou no programa de rádio semanal “Café com a Presidenta”, que o governo criará linhas de crédito próprias para empreendedores individuais nos bancos públicos e que, com isso, pretende tirar 500 mil trabalhadores do mercado informal. Dilma destacou a saída de 1 milhão de cidadãos da informalidade desde fevereiro de 2010 por causa do Projeto Microempreendedor Individual, criado na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reduz de 11% para 5% do salário mínimo a contribuição deste empreendedor ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Esse apoio financeiro é fundamental para quem quer expandir ou melhorar o seu negócio”, disse. De acordo com ela, que gravou o programa antes de viajar para a China, a Lei do Empreendedor Individual “garante cidadania a milhões” que produzem riquezas para o País, mas que antes não podiam tomar um empréstimo nos bancos. “Agora, estas mulheres e estes homens podem viver com mais segurança, na legalidade e com todos os seus direitos garantidos”, afirmou.

Dilma disse que, desse 1 milhão que entrou no mercado formal, 6 mil tornaram-se microempresários.

“É um bom resultado, mas ainda nós achamos que é pouco. Por isso, vamos dar um grande incentivo para que mais empresas sejam criadas pelos empreendedores individuais daqui para frente.”

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior quer ampliar a participação de micro e pequenas empresas (MPE) no mercado internacional. Atualmente, cerca de 20 mil empresas exportam bens e serviços. Há ainda 10 mil que exportam mercadorias. Essa atuação no comércio exterior somou cerca de R$ 2 bilhões no ano passado.

Para aumentar esse número, o órgão iniciou uma nova pesquisa para identificar os principais problemas enfrentados pelos empresários na hora de exportar bens e serviços. O levantamento, que vai até 30 de junho, pretende orientar as ações do governo na criação de políticas públicas que estimulem o aumento das exportações pelas MPE.

Essa é a segunda vez, que o Mdic tenta conhecer os gargalos às exportações de micro e pequenas empresas. No ano passado, o número insuficiente de respostas ao questionário enviado pelos empresários fez com que os técnicos preferissem não repassar os dados e reiniciar o processo.

Segundo o diretor do Departamento de Política de Comércio e Serviços do Mdic, Maurício do Val, com esse resultado será possível otimizar as ações governamentais. “As ações de políticas públicas serão focadas ao crédito de micro e pequenas empresas”, comentou. (das agências)
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA

O governo pretende identificar os principais problemas enfrentados por empresários na hora de exportar e também facilitar o acesso ao crédito para que mais empreendedores possam se regularizar.
Fonte: O Povo online - CE. publicado em 14/04/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja membro do blog http://consultormei.blogspot.com.br/ e tire suas dúvidas aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.