segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores

As dúvidas ao abrir uma empresa ou gerenciar são diversas, o ideal é fazer um plano de negócios, a estratégia de marketing, escolha do nome, as contratações, fornecedores e futuros clientes , peça principal em qualquer empresa. E, no meio dessas questões está a precificação de produtos/serviços. Como fazer? O que avaliar na hora de estabelecer o preço do produto a ser vendido? O mercado costuma ser base para essas respostas. Saber quanto vale o bem que você vende e que diferenciais ele tem diante da concorrência são fatores importantes para precificá-lo. Lembre-se não é só isso. 
 
Antes de abrir um negócio, o empreendedor deve se informar a respeito do mercado que vai atuar e principalmente sobre sua administração, tudo isso não é uma garantia que tudo vai da certo mais é a forma de você conhecer melhor onde falhou e recomeçar corrigindo os erros.  Não basta apenas entender do ramo em que a empresa vai atuar ou atua. Isso é essencial, mas é preciso também saber gerenciar o próprio negócio, o que também irá agregar valor ao seu negócio. 

O preço do produto deve ser feito com base no mercado, na qualidade do próprio produto/serviços e os diferenciais que ira proporciona ao cliente. É preciso analisar os concorrentes e praticar um preço semelhante, mas alterações de preço são feitas de acordo com algum diferencial, seja na qualidade de atendimento, na rapidez da entrega ou em outros fatores, principalmente no que tange o ramo de serviços. Qual é o seu diferencial? 

O lucro é a meta de qualquer empresa, para isso é tão importante conhecer e analisar internamente os resultados, definidos, antes de cada projeto, produto ou serviços, a margem de custo e o lucro de cada um. O empresário que ignora seus gastos e não alcançar o lucro esperado pode encontrar dificuldade em dar continuidade ao negócio. Para isso, também é preciso saber quanto o cliente acha justo pagar.  Deve conhecer seus clientes e a visão dele em relação ao produto/serviços, só assim poderá fazer uma estratégia de fidelização dos clientes. 

Analisar todas essas variáveis requer que se conheça o negócio como um todo, em uma empresa com sócios, isso é ainda mais importante, pois todos tem que remar para mesma direção, se um sócio tem visão contrar isso pode prejudicar o negócio. É preciso olhar para sua empresa com uma lente de aumento. Nessa análise, entender do mercado, saber administrar e conhecer o operacional são três coisas fundamentais para o sucesso de seu negócio. 

Saber seus custos na ponta do lápis é importante mesmo quando não há concorrência. É claro que, nesses casos, a empresa dita as regras do preço de acordo com seus custos e o valor daquele bem, mas não se deve exagerar, nasce um concorrente todo dia, toda hora. É preciso precificar de forma justa. Quanto mais inovador seu produto ou serviços, melhor será o preço as ser cobrado. Se a empresa atuar em um ramo já tradicional, mas oferecer algo inovador, pode agregar valor ao seu produto/serviços.  

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