sábado, 21 de janeiro de 2012

Passo a passo para garantir o sucesso do seu salão de beleza ou qualquer outro negócio

Você está preste a conhecer os caminhos que tornarão o seu negócio um sucesso.

Com a nova lei do Simples Nacional - Micro Empreendedor Individual (MEI), hoje chamado apenas EI, tem sido como uma alavanca para os pequenos negócios em todo Brasil, informações que você pode conferir nos post anteriores aqui no Blog http://consultormei.blogspot.com/
Seguindo a risca essas orientações você verá o futuro de seu negócio, essas dicas estão formatadas para as atividades de salão de beleza mais pode ser adaptadas e implantadas em qualquer tipo de negócio.

Conquistando mais clientes
Para aumentar seu movimento, é preciso que você crie atratividade para potenciais clientes, e isso, principalmente nesse segmento, significa estar inovando constantemente. Você deve estar sempre atualizada e dentro das tendências, além de oferecer um serviço de primeira linha.
Para conquistar novos clientes, não bastar ter bom preço, é preciso atraí-los pelo diferencial dos serviços que seu salão oferece, o empreendedor que foca seu negócio apenas no preço estará comprometendo seu sucesso. Abaixo, algumas ideias de como você pode criar diferencias em relação a seus concorrentes:
- Serviços ofertados: Estar sempre atualizada com os cortes, tinturas e formas de penteados, pois a moda dita comportamentos novos e o cliente quer estar com visual atual;
- Higiene: mostrar que seu salão trabalha com material esterilizado e usam materiais descartáveis, principalmente aqueles que podem estar em contato com doenças de pele ou sangue;
- Atendimento: se trabalhar com hora marcada, procure cumprir sua agenda, sempre respeitando os horários. Ofereça ao seu cliente café ou chá, água fresca, revistas, uma televisão, para que o cliente se distraia.
- Estacionamento: dependendo do local, esta é uma questão fundamental para a escolha do salão de beleza.
- Espaço físico: modernize o espaço físico de seu salão. Embora pequeno, pode-se trabalhar um layout moderno e agradável. Pesquise qual é melhor modo de organizar seu negócio.
- Cartão fidelidade: crie um cartão fidelidade para oferecer vantagens para o cliente. Por exemplo, após certo número de atendimentos, o cliente terá como prêmio um corte grátis ou um tratamento do cabelo etc. O cartão deve ser oferecido somente a aqueles frequentadores mais assíduos. É preciso criar regras para esse cartão.
- Qualidade: ela deve ser mantida sempre! Usar bons produtos e atender bem o cliente é fundamental para conquistar, encantar e fidelizar seu cliente.

Divulgação
Uma vez estabelecido seu diferencial competitivo do negócio, é hora de divulgar melhor seu salão. Uma das formas mais barata de fazer essa divulgação é através de folhetos, que poderão ser distribuídos pelo bairro, utilize também a interenet atravéz das redes sociais. Comece a contar a seus vizinhos e amigos sobre seu salão, convide-os para conhecê-lo e, se gostarem, peça que divulguem aos seus amigos e parentes. Desta forma, você vai conquistando novos clientes.

Gestão financeira
Quanto à questão de controle financeiro, isso você terá que elaborar uma forma de fazer e acompanhar rigorosamente as entradas e saídas. Na área financeira, um programa de fluxo de caixa já serve para indicar as entradas e saídas mensais e te dar como resposta seu fluxo diário, um controle de bancos para controlar saldos bancários saídas de cheques, um controle de estoque, caso tenha produtos que sejam comercializados.
Esses controles podem ser feito no Excel ou em algum programa de Controle Financeiro. Existem até alguns gratuitos na internet e que para um movimento pequeno funcionam muito bem.
Controle de clientes
É preciso criar um cadastro, no qual pedirá as informações que você julgar necessárias. Isso também poderá ser feito no Excel ou em um programa de Finanças, que também controla cadastro de clientes.

Lendo tudo isso você pode está impressionado com tantas informações que deve conhecer para dominar seu negócio, o bem mais valioso que você pode ter é o conhecimento é ele que vai ditar o rumo do sucesso de seu negócio. Nem tudo dominamos sozinho por isso cerque-se de pessoas que irá somar ao seu negócio, ou ainda apenas uma ideia, valorize as informações e transforme em conhecimento, destaque-se da multidão, não tenha medo das mudanças e se atualize sempre. Não se preocupe com o tempo, o tempo é retativo, uma oportunidade pode surgir a qualquer momento.
Lembre-se Deus te escolheu desde o ventre de sua mãe, você já é um vencedor não importa a sua situação hoje, esqueça-se do passado e viva para o futuro. 

Mova-se e invista sempre em conhecimento.

Fonte: http://www.sebrae.com.br/
           http://portal.anvisa.gov.br/

Gostou do Blog? Indique e compartilhe com seus amigos.

4 comentários:

  1. Olá marcos, em primeiro lugar quero te parabenizar pelo belo trabalho no seu Blog.
    Eu sou MEI e gostaria de saber se eu posso ter vínculo de trabalho com outra empresa, como empregado, pois trabalhei nessa empresa durante 18 anos, e eles querem que eu preste serviço para eles frequentemente.
    Tem alguma Lei que diz onde eu possa continuar como MEI e ter contrato de trabalho?

    Desde já, agradeço pela atenção,

    José Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Alves, é um prazer pode ajuda-lo.
      Não existem restrições para se formalizar como EI, mesmo já sendo registrado e trabalhando como funcionário da empresa. Não é necessário se desvincular de seu emprego.
      Desde qua atenda as condições como EI:
      1) Ter faturamento de no máximo R$ 36.000,00, ao ano; para 2011 e R$ 60.000,00, para 2012;
      2) Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa;
      3) Possuir estabelecimento único;
      4) Pode contratar um único empregado;
      Você não pode ter vinculo empregatício com a empresa não sendo registrado e prestando serviços continuamente para a mesma.

      Gostou do Blog consultormei.blogspot.com? Indique e compartilhe com seus amigos.

      Att

      Marcos
      consultormei.blogspot.com

      Excluir
  2. Marcos,
    Boa noite
    Adorei o seu bolg muito interessante parabens
    Bem tenho uma duvida e acredito que voce possa me esclarecer, tenho um salao de beleza firma individual, e trabalho com funcionarios registardos quanto a isso tudo bem , a minha duvida e em relacao aos autonomos, tenho por exemplo a esteticista que combinamos 50% para cada um, mas na verdade para o salao nunca e 50%, pois se descontarmos a taxa de servico dos cartoes de credito e debito ja passa de 6% fora o simples mais 6% entre outras taxas administrativas, nao acredito tambem no termo autonomo pois quando trabalham diretamente com voce , embora nao tendo um horario determinado estao sob a minha responsabilidade acredito que mesmo sendo o autonomo,ou seja, um socio oculto se for na justica com certeza havera algum vinculo empregaticio, sera que o melhor seria abrir uma Mei para cada autonomo e eles recebem os valores e me repassam seria possivel e desta forma prestando servicos parao meu salao, nao teria vinculo empregaticio comlana o salao, pois nao acho justo pagar o imposto de 100% se na realidade so ganho 50% , pois pelo que entendi se eles faturarem ate 5000,00 por mes vao pagar 36,00 ai cada autonomo usaria sua propria maquina de cartão e repasaria no final do mes para o salao
    Espero que tenha entendido, ou seja , um mei pode trabalhar no meu salao sem que eu tenha vinculos empregaticios
    Atenciosamente
    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, realmente muitos empreendedores não contabilizam os custos e acabam tendo uma falsa ilusão de lucro, quanto ao seu caso na minha opinião você deveria conversar com todos os envolvidos para cada um abrir um MEI e você poderia cobrar um aluguel deles, converse com seu contador e veja se é possivel essa possibilidade ou eles após formalizados emitir uma nota fiscal de prestação de seviço para sua empresa. Bom espero ter ajudado.
      Gostou do Blog consultormei.blogspot.com? Indique e compartilhe com seus amigos.

      Att

      Marcos
      consultormei.blogspot.com.br

      Excluir

Seja membro do blog http://consultormei.blogspot.com.br/ e tire suas dúvidas aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.