domingo, 1 de janeiro de 2012

Escolha o local ideal para instalar sua empresa

O sucesso do negócio depende de sua localização, antes de definir a localização do negócio, estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir. O ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas, principalmente quando se trata de comércio varejista. Se o ponto demonstra aspectos negativos que podem prejudicar as vendas, talvez seja oportuno pensar em uma mudança para um ponto melhor, mesmo que ela signifique um esforço de investimento em termos de instalações e de propaganda.
Ao analisar as condições do ponto comercial e, especialmente, a repercussão da escolha da localização no faturamento, é preciso considerar outros fatores que, isoladamente ou em conjunto, interfiram negativamente nas vendas.

Para ter certeza se o local escolhido pela empresa é ou não um bom ponto comercial, observe com atenção as dicas a seguir:

- Estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir;
- Defina o produto a ser oferecido;
- Avalie o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel;
- Verifique se o preço é compatível com sua capacidade de investimento, com o prazo de retorno e o movimento esperado;
- Observe a facilidade de acesso, a visibilidade, o volume do tráfego, o local para estacionamento e o nível de ruído;
- Verifique as condições de higiene e de segurança;
- Cheque a proximidade de concorrentes e similares;
- Atente para a facilidade de aquisição de matéria-prima e recrutamento de mão de obra, ou seja, verifique a existência de pessoas especializadas nas imediações do local;

O sucesso de uma empresa não depende apenas de o setor de atuação estar bem definido ou do diferencial que o negócio vai oferecer. Alguns fatores podem ser determinantes para a longevidade do empreendimento e um dos mais importantes é a localização. O ponto escolhido pode ser capaz de deixar a empresa em contato constante com seu público-alvo e de alavancar os lucros.

Observação e avaliação dos pontos positivos e negativos devem comandar o processo de escolha. O empreendedor precisa conhecer a fundo o local e ficar atento a detalhes como facilidade para estacionar, segurança, fluxo de pessoas que passam pelo lugar, tipos de negócios existentes na região e se o ponto é de fácil acesso.

Shopping ou rua?

Estar em um centro de compras facilita na hora de conquistar os clientes. Sem falar que os shoppings oferecem a infraestrutura necessária para impulsionar o empreendimento que está em fase de consolidação.

Mas, quem optar por esse local, deve ter em mente que o investimento pode ser alto, pois os shoppings cobram aluguel, condomínio e taxas de publicidade. Um dos segredos para recuperar isso em lucros é ficar próximo a lojas renomadas e praças de alimentação.

A rua é uma opção mais barata, entretanto, pede pesquisas mais aprofundadas. Ir ao local para verificar a segurança, facilidade para estacionar e a movimentação da região é o primeiro passo. Caso resolva instalar seu negócio, verifique, junto à prefeitura, se há projetos que possam trazer prejuízos para o empreendimento, como mudanças de sentido de via.

Ao lado da concorrência

Estar ao lado do seu concorrente nem sempre é ruim, especialmente quando se escolhe um local que reúne empreendimentos no mesmo nicho. Ruas e bairros temáticos, como os que vendem apenas roupas, são indicados para quem quer aparecer para o cliente de forma mais específica.

A escolha deve levar em consideração que, durante a ascensão do negócio, será necessário apostar no diferencial e ser flexível. Esse tipo de localização atrai uma clientela exigente e que gosta de pechinchar.

On-line

Ter uma loja virtual é algo prático, e permite uma clientela ampla e diversificada. O potencial de concorrer com empresas grandes é expressivo, assim como a possibilidade de ter um grande raio de atuação, tendo em vista que o e-commerce atravessa fronteiras territoriais.

Porém, não basta montar um site e fazer as transações comerciais. É necessário fazer um trabalho intenso de divulgação. Links patrocinados, anúncios pagos, redes sociais e ferramentas que colocam o site em destaque nas buscas, como a SEO (Search Engine Optimization) são aliados nesse processo.


Fonte: http://www.hsm.com.br
           http://www.suaempresanossonegocio.com.br
           http://www.sebrae.com.br

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Um comentário:

  1. Recebi esse email e estou compartilhandocom todos:
    Lorraine>>
    Bom dia Marcos,
    Preciso de várias informações sobre o MEI e agradeço se puder ajudar.
    1) preciso imprimir os boletos de outubro,novembro e dezembro de 2011 porque ainda não paguei,mas quando entrei no site o valor é de R$ 37,40 sendo que estava pagando R$ 64,40. Isso esta correto?
    2) o pessoal da Fenacom disse que tenho que pagar 2 taxas -uma em janeiro e outra em maio (confederativa)e ai tenho descontos em planos Unimed,Promed e em curso na Fenacom.
    O engraçado é que em nenhuma reportagem ou site do governo fala isso.

    CONSULTORMEI>>

    Lorraine, é um prazer poder suprir suas duvidas, estou enviando alguns post do blog consultormei.blogspot.com que irá lhe auxiliar.
    ALTERADA A CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)
    http://consultormei.blogspot.com/2011/05/alterada-contribuicao-previdenciaria-do.html

    COMO IMPRIMIR OS BOLETOS DE COBRANÇA (DAS) EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
    http://consultormei.blogspot.com/2011/06/como-imprimir-os-boletos-de-cobranca.html

    Principais Dúvidas do Empreendedor Individual
    http://consultormei.blogspot.com/2011/11/principais-duvidas-do-empreendedor.html

    Solicito que todos os questionamento seja direcionado pelo blog consultormei.blogspot.com para que possa ser compartilhado com todos na rede.

    1) Publicada Medida Provisória nº 529, de 07/04/2011, contribuição previdenciária do Microempreendedor Individual (MEI) alterada, a partir da competência Maio/2011, redução de 11% para 5% da contribuição previdenciária (INSS), os DAS em atraso serão impresso com os valores com juros e correção.
    http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/Default.aspx

    2) Alguns orgão solicitam pagamento de taxas que nada mais é do que um credenciamento em sua instituição outros mandam boleto bancário direto para seu estabelecimento, o empreendedor individual não é obrigado a se afiliar a nenhuma instituição.

    Espero ter respondido suas duvidas e não deixe de ler todos os post do blog consultormei.blogspot.com lá contem varias informações uteis para seu negócio, alem de meu blog consulte um posto SEBRAE mais proximo de você lá você terá varias orientações.
    http://www.sebraemg.com.br

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