terça-feira, 23 de julho de 2013

COMO LIDERAR EM TEMPO DE CRISE?



Como se sabe o ato de liderar não é tarefa fácil, estou compartilhando mais algumas informações com os interessados em desenvolver sua liderança.
Ao contrário do que muitos defendem, liderar não deve ser realizado apenas num único sentido. Isto quer dizer que um líder deve saber partilhar a liderança com aqueles com quem trabalha.

Os momentos de crise são aqueles em que as organizações precisam que os seus trabalhadores realmente “vistam a camisa” e contribuam para a superação dos desafios. Em tempo de crise as mudanças são inevitáveis, as organizações vão depender de profissionais que saibam racionar, refletir e ter grande capacidade de reação. Um líder tem de lidar com situações por vezes muito confusas, e para isso terá que ter muita flexibilidade e sangue-frio.
A curto prazo podemos esperar que a vida se torne mais difícil, passando as incertezas a serem mais que as certezas. Por isso é necessário seguir a lição dado por Jack Welch.
“Saiba quem são as suas estrelas”. Provavelmente esta será umas das questões mais difíceis com que se deparam os líderes.
Quando o líder souber identificar os melhores da equipa poderá dividir com eles a liderança. Para isso em primeiro lugar, deve saber observar e ouvir. Um líder é, antes de mais, um bom ouvinte e um ótimo observador.
“Liderar não é fácil… mas também ninguém disse que seria”, afirma Jack Welch.
Um líder deverá ser um comunicador entusiasta, pois quando a incerteza em relação ao futuro é grande, um líder tem de ser rápido e estar disponível para esclarecer a sua equipe, expondo a verdade. Em alturas tumultuosas é necessário acalmar os ânimos, reafirmar valores, objetivos e princípios que guiam e continuarão a guiar as decisões na organização. Cada vez mais é necessário motivar os trabalhadores e estimulá-los a assumir responsabilidades, para que desenvolvam a autoconfiança. É fundamental leva-los a encararem o trabalho como um meio e não como um fim. Este é também uma das funções da liderança.
A paralisia costuma apoderar-se da maioria das pessoas em momentos de crise. Assustadas, preferem esperar a dissipação das “nuvens negras” para só depois, refletirem e agirem. Para marcar a diferença numa organização, o líder não deve esconder-se atrás da mesa de trabalho, mas mostrar o seu valor, defender as suas ideias e procurar soluções. Nestas alturas os trabalhadores costumam observar os seus líderes e agem de acordo com o seu comportamento, por isso é necessário que sejam coerentes nos atos e nas palavras. Se um líder demonstrar apreensão, os seus subordinados ficarão apreensivos, mas se demonstrar confiança, a equipe tornar-se-á confiante.
Para William C. Taylor, o líder do futuro é...
“Alguém com coragem para enfrentar a nova realidade dos negócios, com a humildade para admitir que não detém todas as respostas e com a energia para liderar a mudança”.
Atualmente a nível empresarial, as empresas não necessitam apenas de bons gestores, mas fundamentalmente de bons líderes.
Liderar é uma arte, se dominar essa arte será admirado pelos liderados, se não...

Fonte:  INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA, trabalho de Ricardo Paulo e Ricardo Ferreira.

2 comentários:

  1. Olá, bom dia! Parabéns pelo blog, é fonte de informação! Tenho uma dúvida, eu quero ser MEI, porém revendo produtos que compro via internet, e na maioria dos casos, são produtos sem nota fiscal, (ás vezes comprados do Ebay), nesse caso, como devo preencher o relatório mensal e o que posso usar de comprovação da compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara amiga o relatório mensal é preenchido com os valores total do mês referente a venda de mercadoria ou prestação de serviços com ou sem nota fiscal, como comprovação de compra você deve ter o histórico das transações de compra feita pela internet.
      Gostou do blog, quer que esse trabalho continue? Faça sua doação no blog e compartilhe você também no facebook ou em outras redes sociais.

      Att

      Marcos Pereira
      Apoio Voluntário ao Empreendedor
      http://consultormei.blogspot.com.br

      Excluir

Seja membro do blog http://consultormei.blogspot.com.br/ e tire suas dúvidas aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.